Ao sentir alguma dor ou sintoma estranho ao seu corpo, não tente adivinhar sozinho onde é o problema. Agende uma consulta, pois a avaliação do Clínico Geral é muito importante para entender qual parte do organismo está precisando de cuidado e, caso seja necessário, ele te encaminhará para outro especialista. Como o clínico geral cuida da saúde de forma ampla, pode pedir exames de qualquer área.
- O termo “clínico geral” é erroneamente e popularmente utilizado para designar o médico sem especialização.
- Esse profissional possui um olhar completo do indivíduo e está apto a solucionar 70% das patologias, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
- É comum as pessoas recorrerem primeiramente a um Clínico Geral em busca de diagnóstico e orientação.
- Lembre-se que além do seu conhecimento, a prova de residência médica conta também com as suas atividades complementares exercidas ao longo da graduação.
- Clínica médica é a especialidade que trata de pacientes adultos, atuando a nível ambulatorial e hospitalar.
Além disso, o paciente que se consulta com o clínico médico pode tratar mais de um caso de saúde ao mesmo tempo. O clínico geral tem mais contato com a pessoa do paciente, e o oberva diretamente e o escuta mais e melhor. Não depende apenas de exames, não se prende só aos últimos sintomas, mas procura identificar qual é o detonador das doenças eventualmente apontadas pelos especialistas. É um âncora, principalmente em um meio onde aumenta a automedicação e a atitude hipocondríaca.
Agende Sua Consulta Com Um Clínico Geral!

Já o médico de família tem um perfil mais de acompanhar os pacientes e ver sua evolução. nutricionista particular , ele tem afinidade pelo cuidado mais integral, de verificar não só a pressão alta, mas da alimentação e do convívio com a família. Assim, ele pode fazer visitas domiciliares ou aguardar a consulta em consultório. Dependendo do caso, até exames médicos ou procedimentos cirúrgicos ele pode acompanhar.
Todo Médico É Um Clínico Geral?
Já o médico clínico que atende em consultório molda a sua carga horária e, consequentemente, a sua remuneração. É importante sempre levar exames anteriores ao clínico geral, que avaliará a necessidade ou não de se consultar um especialista. Um médico que já conhece seu histórico tem http://sqworl.com/zzuczp capacidade, inclusive, de dar mais peso aos sintomas relatados.
Os recursos para investigação do problema já não são tão abrangentes, impactando diretamente na qualidade do tratamento oferecido. O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas. Assim, se houver a necessidade de indicação a um especialista, as chances do tratamento ser mais eficaz e preciso serão muito maiores. site com maiores detalhes , que são capacitados em outros aspectos no nível da atenção primária, como cirurgia, obstetrícia e ginecologia e pediatria.